Península de Samaná - República Dominicana - Fevereiro de 2016

Fonte ; http://www.dr1.com/

Decidimos ir à Baía de Samaná por causa do nosso vôo que foi alterado e assim ganhamos 3 dias a mais no nosso roteiro e tivemos a idéia de conhecer esta região do Caribe. Mesmo sendo um pouco corrido decidimos passar 1 dia em cada lugar escolhido. Ficamos de 5 a 7 de fevereiro de 2016 pela região.
Fizemos o trajeto de Santo Domingo até Las Terrenas de carro. É bastante agradável,  a estrada é muito boa, são 158 km.
Saímos após o café da manhã e chegamos por volta do meio dia.
O caminho tem 4 pedágios totalizando 978 Pesos.

Las Terrenas

O hotel que escolhemos foi o Hotel Palococo, não fica na beira da praia mas como estávamos de carro fizemos o chek in e logo seguimos em direção às praias.
A vila é bem fácil de circular. Em direção à praia tem uma via que segue para esquerda onde fica a praia Las Ballenas e para direita para Punta Popy e Portillo. Veja no mapa abaixo. De acordo com o que nos informaram na pousada o acesso a Playa Bonita e Playa Coson é feito por outro caminho.

Las terrenas
Na orla tem muitos Hotéis, bares e restaurantes legais.
Começamos pela  mais famosa praia de lá chamada Las Ballenas. O nome é devido a uma pedra que fica no mar que tem o formato de uma baleia. Tem algumas barracas na praia que cobram pelo uso de cadeira de sol e sombreiro. Vimos uns 2 ou 3 restaurantes por lá, mas o valor das coisas era absurdamente caro. Um pescador nos ofereceu um peixe ainda fresco que acabara de pescar e queria vender por R$ 500,00 já preparado. Decidimos almoçar na vila no Restaurante Tu Casa. Comida simples e deliciosa com preço justo.

Playa Las Balennas

blogaventurasdemariaeotavioblogaventurasdemariaeotavio

Cardápio do restaurante Tu Casa
 Depois do almoço seguimos para a outra direção. Fomos até a Praia Punta Popy, o dia estava bastante nublado e ainda teve uma chuva rápida. Foi nosso primeiro contato com o mar do Caribe e o sol não veio nos dar boas vindas, mas mesmo assim o azul é impressionante e o mar é bem calmo nesta praia. Caminhamos até o Resort Alisei e voltamos, toda a praia em frente ao hotel é limpa inclusive com Certificado de Excelência.

Punta Popy

Voltamos para a Vila e esperamos a chuva passar no Bar Mojitos. Tomamos alguns apreciando ao azul do mar.

Cardápio do Bar Mojitos

Mojito

A noite jantamos num dos restaurantes da orla. Bem animado, bastante gente e a garçonete que nos atendeu era bem simpática. Todos os restaurantes tem entrada pela rua e pela passarela de madeira que fica na areia de frente para o mar. Dá para passar de um restaurante para o outro através da passarela.
Veja aqui dicas de onde comer em Las terrenas.

Las Galeras

Saímos logo após o café da manhã rumo à Las Galeras, percorremos 67 km. O dia ainda estava nublado e ao chegar no destino a chuva começou mas passados algumas horinhas o sol chegou firme. A vila é bastante simples, tudo se concentra na avenida principal e vimos poucas opções de hotéis e restaurantes.

Fizemos o chek in no Plaza Luzitania Hotel. Bem localizado, limpo e quartos bem espaçosos. O café da manhã foi muito bem servido. Optamos por reservar o hotel sem ar condicionado pois era apenas uma noite e o preço compensava bastante, mas quando entramos no quarto vimos um aparelho de ar condicionado e daí perguntamos se poderíamos usá-lo, a recepcionista nos alertou da nossa escolha na reserva e nos disse que se quiséssemos teria que pagar 100 dólares... decidimos usar o ventilador e não tivemos problema com calor.

Rua principal de Las galeras
Café da manhã - Hotel Plaza Luzitania

Nos informamos sobre as praias e seguimos de carro em direção à famosa Praia  Rincon, que está entre as 10 mais bonitas do mundo, levamos lanches para fazer pique-nique, o que foi uma idéia ótima pois o local tem poucas opções. É um lugar paradisíaco, vale a pena mesmo. Chegando na praia tem uma via que segue para esquerda e outra para direita.
Nosso carro não era 4x4 e não tivemos problema algum. Grande parte da estrada é asfaltada e um pequeno pedaço de terra com alguns buracos. Devagar e com calma dá para chegar tranquilamente.

Praia Rincon- carro alugado

Vá primeiro para o lado esquerdo, tem uma barraca e também tem um riozinho lindo chamado Caño Frio, fizemos um passeio  de barco através do manguezal. Foi muito legal! Ainda teve uma paradinha para um banho super gelado! Pagamos 10 dólares sem tempo marcado. O senhor que nos levou disse que voltaríamos quando quiséssemos.

Caño Frio

blogaventurasdemariaeotavio

Com o sol a pino decidimos correr para a praia e o visual foi realmente o mais bonito que tivemos até então! Um extensa faixa de areia branca que realça o azul do mar. Inesquecível!

Praia Rincon

Seguimos de carro para o lado direito e o visual foi mais encantador ainda! Dá para ir até o local onde ficam algumas barracas com cadeiras de sol para alugar, tem estacionamento para o carro e o acesso é ótimo.

Praia Fronton

Por volta das 3 da tarde voltamos para a vila e decidimos fazer o passeio de barco até a praia Fronton.
Contratamos o passeio com um dos rapazes que estavam oferecendo. Funciona como uma cooperativa onde o serviço é vendido por um único preço.  Foi aí que aprendemos mais uma lição de viagem.   Era final de tarde e o dia estava com muito vento e mesmo assim decidimos entrar numa fria. As ondas eram imensas e a chegada na ilha foi terrivelmente desastroso e por pouco não foi uma tragédia. O rapaz que nos vendeu o passeio até a ilha só pensou em ganhar o dinheiro dele e em nenhum momento nos alertou das condições do mar. Parecia que estávamos num filme em alto mar. Na chegada o barco aterrizou num banco de corais e ficamos encalhados por alguns segundos ate vir uma imensa onda que quase virou o barco, mas por sorte a onda no empurrou até a praia.
Daí mesmo de pernas trêmulas conseguimos caminhar um pouco na pequena ilha e admirar um pouco da sua beleza pois a maré ja estava alta. Deveríamos ter deixado para o dia seguinte mas a idéia foi ganhar tempo para aproveitar mais o próximo destino. Queríamos também passar na praia Madama mas o guia nos disse que estava cheia de algas, que não estava bonito. Nos ofereceram ainda uma esticada para ver as baleias mas não  aceitamos pois já tínhamos lido no  blog viagemcomthatha.com que é melhor fazer este passeio saindo de Samaná, além de mais seguro é mais perto. Leia também o relato no blog 1000dias.com nesta região.

Li também em outro blog que existe a opção de ir à cavalo até a praia Fronton. É distante mas é muito linda, vi fotos maravilhosas e me arrependi de ter ido com pressa. O legal é passar o dia, levar snorkel e lanche.
blogaventurasdemariaeotavio
Barcos que fazem o passeio

Ida para praia Fronton

Chegada na Praia Fronton

Praia Fronton

Jantamos no restaurante do hotel mesmo, e no dia seguinte após o café da manhã seguimos em direção a Nossa Senhora de Samaná por 28 km.

Confesso que esperava mais de Cayo Levantado. A travessia é bem tranquila e pode ser contratada com os guias que ficam no pier da cidade. Pagamos RD $ 2.500 pela travessia de 4 pessoas. A ilha é pequena e de um lado fica o Hotel Luxury Bahia Príncipe Cayo Levantado com acesso somente para hóspedes, e na outra metade uma praia cheia de cadeiras de sol e no centro várias cabanas  onde os almoços são servidos aos grupos de pessoas que chegam para passar o dia. A comida é feita em um único local que pertence a uma cooperativa de pescadores e barqueiros. Pagamos RD $1.980,00 pelo almoço que estava gostoso e bem servido. Existe também a opção de comer algo na única lanchonete que tem por lá ou levar seu próprio lanche.
O lugar é bonito mas tá longe de ser paradisíaco... nossa sorte foi ter ido bem cedo e assim pudemos tirar algumas fotos legais, mas por volta do meio dia já estava parecendo o piscinão de Ramos.
Marcamos o horário de volta com o barqueiro e ele chegou na hora exata.
De lá também saem passeio para ver as baleias. Geralmente os passeios são casados, Cayo Levantado com Baleias. Optamos somente pela ilha pois ouvimos vários relatos de que é preciso muita sorte para avistar as Baleias da forma com se vê em fotografias que os guias apresentam. Não quisemos arriscar já que aqui no Brasil temos esta opção.

Nossa Senhora de Samaná e Cayo Levantado

Cidade  Nossa Senhora De Samaná

Puer de Cayo Levantado

Cayo Levantado

blogaventurasdemariaeotavio

Pegamos a estrada em direção a Bayahibe no final do dia.

Na volta pagamos por 3 pedágios maisRD $450,00. São 263 km.

Leia tudo sobra nossas aventuras em Bayahibe.