Suíça: Lucerna - Interlaken - Berna - Zermatt - Montreux - Lausanne - Genebra - Outubro de 2014

O roteiro desta viagem foi: Zurique - Lucerna - Interlaken - Berna - Zermatt - Montreux - Lausanne - Genebra. Viagem em Outubro de 2014.

.


Dia 27 de setembro - Saída de Salvador para Zurique com escala em Lisboa. Saímos as 17:45 e chegamos as 07:50 do dia 28 de setembro.

Algumas dicas legais que trouxemos da Suiça para os próximos viajantes são:

  • Todo hotel fornece um cartão para usar o transporte público gratuitamente nas cidades. Quem possui o Swiss Pass não precisa se preocupar,  mas deixe sempre em fácil acesso pois em algum momento alguém pode pedir, geralmente nos trens, nos transportes urbanos, chamados de tram ninguém nos pediu. Os trajetos feitos em trens cênicos são pagos tem que comprar ticketes sempre pois há fiscalização nesses trens, sendo que há decontos para quem possui o Swiss Pass.
  • Toda estação tem um balcão de informação turística, é so seguir o "i" nas placas.
  • Uma dica que não falha é se orientar sempre em direção a água, ou seja toda cidade que tem um lago, um canal ou um rio é fácil de conhecer.
  • Outra dica é procurar sempre a saída principal das estações de trem pois existem várias saídas e pode atrapalhar na hora de achar a rua mais próxima do hotel escolhido. Dentro das estações tem a indicação da rua que estará naquela saída que você escolher.
  • Gosto sempre de imprimir o mapa no google maps do trajeto até o hotel, assim a gente ganha tempo e aproveita mais a viagem, Quem utiliza internet no celular fica moleza, é só usar a ferramenta certa que acha o hotel rapidinho.
  • Não se preocupar com horário de chek-in ou chek-out, todo hotel guarda sua mala. Faça seu planejamento sempre pelo horário dos trens que é impreterivelmente pontual.
  • No final do blog coloquei uma tabela com alguns custos que anotei na viagem, assim fica fácil para quem pretende passar uns dias na Suiça e quer ter uma noção de quanto vai gastar.
  • Se quiser ficar em alguma cidade por apenas 1 dia sem hotel, você pode enviar sua mala para a estação da cidade seguinte, mas atenção que tem um horário determinado para retirar as bagagens.

  • Zurique 


Dia 28 - Chegando em Zurique Flughafen (aeroporto de Zurique) fomos direto ao balcão de informações onde já compramos nosso Swiss Saver Pass para os 15 dias.
Seguimos em direção ao trem que nos levaria à Estação Central, Zurique HB ( Hauptbahnof = estação central).
Como nós ja tínhamos noção de onde era o nosso hotel, procuramos a saída da estação e fomos a pé.

Bahnof Quai
O hotel que ficamos em Zurique foi o Hotel Arlette Beim Hauptbahnhof, gostamos muito da localização, o atendimento ótimo, o quarto também muito bom e o café da manhã continental deixou um pouquinho a desejar depois que comparamos com os outros que nos hospedamos mais adiante.
Como chegamos antes do horário do chek in deixamos as malas e fomos caminhar pela cidade. No mapa abaixo a seta feita a caneta é a rua do Hotel que ficamos.

Mapa de Zurique

Era um domingo e o frio que estávamos esperando não chegou... estava um clima super agradável, em torno dos 19 graus sem vento, então a sensação térmica estava perfeita. Voltamos à Estação para conhecê-la melhor e comer algo antes de caminhar pela cidade.

Hauptbahnhof Passage
Na estação tem vários restaurantes, e muitos carrinhos que vendem uma espécie de cachorro quente, uma baguete com uma salsicha e o molho a sua escolha. Experimentamos e gostamos. Depois do lanche fomos caminhar um pouco para conhecer a charmosa Zurique. 

Hauptbahnhof - HB
Escolhemos começar o tour pela Bahnhofstrasse, (Strasse = rua) fica bem em frente a saída principal da estação de trem, a Bahnhofplatz (Platz = Praça) . Vale muito ir caminhando sem pressa  apreciando as diversas lojas de griffe e os inúmeros cafés até chegar ao Lago Zurique.


Bahnhof Platz

Bahnhofstrasse
Bahnhofstrasse

Chegamos à  Burkliplatz de onde saem os barcos para os passeios pelo lago. Olhamos os horários para nos planejar para o dia seguinte e seguimos caminhando pela orla do lago.
Burkliplatz 
Nos surpreendemos ao chegar na orla pois estava repleta de gente, foi quando descobrimos que estava acontecendo em Zurique o Festival de Cinema 2014.
Bellevue Platz
Uto Quai - orla do lago

Não tem mistério caminhar no centro histórico da cidade, é muito fácil. Como disse anteriormente, é só se guiar pelo canal do rio. Ambos os lados são interligados por pontes ( Brucke ) e há muita coisa para ver.
Baixamos um app muito interessante no celular Guia de Zurique,  que nos ajudou bastante e assim conhecemos todos os pontos turísticos em volta do canal.

Limmat Quai

Rathaus Brucke

Rio Limmat
Cidade  - Vista de Lindenhof

Watche Brucke

Lindenhof

St. Peter Church
St. Peter Church



Paradeplatz- onde fica a famosa loja Konditorei Sprungli

Fraumunster Church
Grossmunster

Munster Brucke



Augustine Strasse

Sechselauten Platz

  • Baden 

Dia 29 - Saimos bem cedinho, por volta das 8:30 em direção a estação e tomamos um trem para Baden. Na estação mesmo fomos tomar informações e recebemos um mapa da cidade, nem precisava pois é tudo bem próximo à estação, é so descer uns degraus que ficam atrás da estação e pronto. Caminhamos pelas ruas, atravessamos o rio e voltamos pelo outro lado, subimos até as ruinas de um castelo e terminamos na praça principal lotada de gente aproveitando o sol.


Baden

  • Rapperswill

Voltamos para Zurique e fomos direto para a  Burkliplatz para fazer um passeio de barco. O barco vai parando em diversas cidadezinha em torno do lago, você pode descer em qualquer uma delas e tomar o próximo barco para seguir viagem até a última cidade. Decidimos não descer, apenas apreciar a linda paisagem e conhecer a última cidade - Rapperswill. Ficamos por lá até o final do dia.


A cidade é uma gracinha, nem precisa mapa para caminhar pelas ruelas com estilo medieval.



Rapperswill

Rapperswill

Rapperswill

Rapperwill

Rapperswill

Rapperswill

Estação de trem de Rapperswill
Voltamos para Zurique de trem  e fomos saborear  um delicioso Founde na rua Niederdorf.




  • Luzern 

Dia 30 -  Embarcamos no trem das 9:30, como o dia amanhecia por volta das 7:30 dava tempo tomar café com calma e ir para a estação sem correria.

Estação de trem de Luzern

E mais uma vez um hotel estratégico, próximo da estação: Hotel Stern Luzern.
Neste dia encontramos uma brasileira quando estávamos caminhando para o hotel, coisa que não é difícil na Suiça, muitos vivem por lá e ficam super felizes quando encontram os conterrâneos. Esta inclusive nos levou à rua do hotel pois ela trabalhava alí perto.

Mapa de Lucerna

Pronto, malas armazenadas no hotel e lá fomos nós bater perna pela bela Luzern!
Estava um dia chuvoso mas nada que atrapalhasse nosso passeio pois tínhamos sempre em mãos nosso casaco a prova de chuva. Começamos pela Old  City Square, um pequeno centro histórico da cidade. Usamos o mapa que recebemos no hotel e  também pelo Guia de Lucerna no celular.

Luzern



Old City Square e Reuss-brucke

Kapell-Brucke
Durante nossa caminhada nos deparamos com uma placa na porta de um restaurante que anunciava um show típico Suiço ( tínhamos programado para ssistir em Interlaken). Havia começado há 10 minutos,  perguntamos se poderíamos entrar e conseguimos uma mesa. Foi sensacional! Tinha um grupo enorme de turistas e nos divertimos bastante pois há muita interatividade com o público e estávamos louco para ver a apresentação com o Alphorn, uma espécie de corneta gigante. Assistam os vídeos abaixo.


Show Típico Suiço

Show Típico Suiço
Show Típico Suiço

National Quai
Bahnofstrasse
Monumento do leão caído e Catedral

  • Monte Pilatus

Dia 01 - Tomamos o trem em direção a Alpanahstad e fomos ao Monte Pilatus mesmo imaginando que não conseguiríamos ter uma vista perfeita pois o dia estava bastante nublado. Mas sabíamos que valeria a pena conhecer a ferrovia mais íngrime do mundo ( 48% de inclinação). Foi fantástico!!


Existe a opção de ir de barco até Alpnahstad pegar um bondinho e subir até o Monte e descer pela ferrovia, mas nesta época estava fechado para uma ampliação nos teleféricos. E não fomos de barco porque estava um chuvisco persistente.

Monte Pilatus

Estação de trem Monte Pilatus
Monte Pilatus

Monte Pilatus

Voltamos na mesma manhã para Lucerna. Se tivéssemos a certeza que seria um visita rápida por conta do tempo fechado teríamos despachado nossas malas e dalí já seguiríamos para o próximo destino que seria Interlaken,  mas contávamos com uma ajudinha de São Pedro...não teve acordo... voltamos para buscar as malas no hotel e  pegamos o trem em direção a Interlaken.

  • Interlaken

Dia 01 - Existem 2 estações para chegar em Interlaken: a Ost e a West. Mas todos os trens passam primeiro por Intelaken Ost, e de lá tem que pegar uma conexão para o lado West, ou tomar um ônibus que sai a todo instante do ponto em frente a estação. Não esqueça de sair sempre pelo local que indica " City".
Confesso que fiquei atrapalhada com esta história de Ost e West pois achei que não tinha ligação entre as 2 estações, mas tem e é super fácil.

Estação de Interlaken
Mapa de Interlaken
guia de localização
Mapa 2  Interlaken

Saímos por volta das 11:00 e chegamos por volta das 12:00 em Interlaken Ost. Saímos da estação sem observar a saída correta e paramos em frente a um balcão de informação para passeios pelo lago Brienz,  perguntamos para que lado seria o hotel e a atendente nos indicou a direção e partimos a caminhar...fomos nos familiarizando com a cidade, mas o fato é que se ela tivesse dito para pegármos o ônibus que pararia praticamente em frente ao nosso hotel, ou que tomássemos o trem para o outro lado, ganharíamos um tempinho para descansar visto que o horário do chek-in estava próximo. Mas valeu a pena também, só comentei porque pode servir como dica para quem não gosta muito de caminhar ou tem pouco tempo na cidade.
Tem ótimos hotéis em ambos os lados da cidade, na verdade é uma cidade só, o que se chama de lado Ost e west são as estações de trem e os lagos. A cidade é muito charmosa, estava lotada de turista, restaurantes, bares e lojas de relógio e canivete, rsrrss o que não é raro na Suiça.
Me guiei por este blog de Interlaken, e tudo deu certo pois não consegui nenhum App para o celular sobre a cidade.

Interlaken

Vista da janela do trem - Estação Interlaken Ost - Caminho para o lado West

O hotel escolhido foi Hotel Toscana, simplesmente fantástico, recomendo por ser muito bem localizado, limpo, quarto grande, café da manhã excelente e a recepcionista fala português! Facilitou muito!! Tem um ponto de ônibus quase em frente ao hotel.
Chek-in feito, mapas em punho e a orientação de que já estava tarde para algum passeio mais distante e o único que valeria a pena ir seria o Harder Kulm. Fomos mas um teleférico acabara de sair e teríamos que esperar uma meia hora para o próximo, então desistimos pois o tempo também estava um pouco nublado. Deixamos para o dia seguinte. Aproveitamos para conhecer a cidade.

Hotel Vitória

Cassino, Igreja e Grand Hotel Beau Rivage

Interlaken West

Voltamos para a rua principal, a Banhofstrasse e fomos tomar um chop e comer algo.

Interlaken West

A noite fomos jantar no Wine Art. Comida fantástica,  além de uma adega incrível. Recomendamos!

Bar Lounge - Wine Art Restaurant

Existem outros passeios para fazer por lá. Vejam os panfletos que trouxemos para divulgar para os aventureiros. Gostaria de ter feito estes passeios também, mas são tantas opções que em 3 dias seria impossível.










  • Jungfraujoch

Dia 02 - Dia de conhecer o famoso Jungfraujoch, o Top of Europe. Recomendo começar o dia bem cedo pois a viagem é longa e lá em cima tem bastante coisa para fazer, o dia acaba logo! Existem placas indicando por onde você deve começar o tour, siga certinho pois além de você aproveitar mais cada lugar, tem uma sequência de fatos que narram a história da construção de tudo aquilo lá.
Funciona da seguinte forma:
O primeiro trem sai da estação Ost às 6;35  e o último retorna às 17:45.
O trem faz 3 paradas, onde em 2 dessas é preciso trocar de trem.
Observe o calendário abaixo que recebemos quando compramos o ticket.


Jungfraujoch

Jungfraujoch

Jungfraujoch


Palácio de gelo - Jungfraujoch


Jungfraujoch

Jungfraujoch

Top of Europe- Jungfraujoch

Retornamos por volta das 16:00. Paramos em Kleine Scheidegg onde pegamos o trem para Grinderwald às 17:33,  a cidade que escolhemos para visitar na descida. Ficamos por lá até o horário do último trem que foi às 19:19. A cidade é linda, o tempo todo vê-se o imponente Jungfrau. Muitos bares, restaurantes, lojinhas e hotéis.

Lago em Kleine Scheidegg








Grinderwald
No dia seguinte, acordamos cedo e fomos ao Schynige Platte, uma espécie de Jardim Botânico Alpino. No outono não podemos apreciar as flores e sim a paisagem estonteante do Jungfrau  de um lado e os lagos de Interlaken do outro. Algumas trilhas de fácil acesso podem ser feitas. 
Para chegar,  pegue o trem para Wilderswill e de lá, o trem cênico para subir até o Jardim. O caminho é lindo. Uma paisagem inesquecível. Pagamos apenas o trem cênico, o trajeto até Winderwill é free com o Swiss Pass.

Schynige Platte

Schynige Platte

Schynige Platte

Schynige Platte

Schynige Platte


Caminho para Schynige Platte

Estação de Wilderswill

Outra interessante opção em Interlaken é ir ao Schilthorn onde fica o restaurante  Piz Glória que foi cenário do filme 007 - A Serviço Secreto de sua Majestade. Para chegar lá pegue um trem em direção a Wintereg e desça no última cidade que se chama Murren e de lá tome o teleférico até o local. Com o Swiss Pass paga-se somente o trecho de teleférico e custa 68 CHF por pessoa. Nós não fomos, tomamos apenas a informação para escrever aqui no blog.

  • Brienz

Voltamos para Interlaken  onde tomamos outro trem em direção a Brienz pois queríamos ir a Ballenberg, uma vilazinha de casas antigas no estilo Suiço. Não conseguimos ir, pois o último ônibus sairia por volta das 16:00 e estava lotado. No balcão de informações que fica do outro lado da rua da estação, nos aconselharam a ficar em Brienz e ir à rua Brunngrasse onde também poderíamos apreciar um cenário muito lindo.

Brunngrasse - Brienz
Brienz


  • Berna

Dia 04   chegamos em Berna ainda pela manhã, deixamos as malas no Hotel Kreuz Bern, também numa localização muito boa, próximo à estação e do centro histórico.
A cidade de Berna, Património Mundial da UNESCO, é delimitada pelo rio Aar onde podemos apreciar  galerias com arcadas e belas fontes com figuras da Renascença.

Mapa de Berna

É muito tranquilo e fácil caminhar por Berna, a rua Kramlgasse,  rua das fontes interliga  tudo que tem de bonito para se ver, e  no dia que chegamos estava tendo feira livre de produtos regionais.

Berna - feira regional



 O Capitólio e Catedral de Berna
Marktgasse e seu belo relógio, o Zytglogge
Na rua Marktgasse está o famoso relógio e também  a casa de Einstein, e descendo até o final da rua, atravessando a ponte dos arcos chegamos ao fosso dos ursos ( BarenPark)  onde haviam 2 ursos dorminhocos. 

Casa de Einstein
O urso é o símbolo de Berna e integra a bandeira da cidade, de acordo com a lenda o fundador da cidade prometeu batizá-la com o nome do primeiro animal que fosse abatido nas florestas das redondezas.


Ponte dos arcos

Atravessamos a ponte em direção ao Museu de História  que mostra destaques da história e de culturas ao redor do mundo. 
Lá fica o Museu integrado de Einstein que  apresenta a história da vida e das teorias revolucionárias deste gênio.
Museu de História

Berna - Museu de Einstein

Catedral de Berna
 
Capitólio

No subsolo das ruas é comum vermos  portas bem ao estilo de castelos medievais que dão acesso a  bares e restaurantes.


Rathaus - Câmara de Berna e ao lado Igreja St. Peter

Catedral Gótica

  • Zermatt

Dia 05 - Chegamos por volta do meio dia, foi o trajeto mais longo de toda a viagem. Nesse trecho tem que trocar de trem em Visp e durou 2h e 6 min.

Como chegar em Zermatt
Fonte: http://www.ski-zermatt.com/

Era antes do meio dia quando chegamos e depois que deixamos as malas no Schlosshotel que recomendamos de olhos fechados, fomos direto para a estação de trem  Gornegrat que fica em frente a estação principal. 
Lá mesmo  compramos os tickets para a subida. 
Lá em cima tem restaurante e hotel e a vista para o Matherhorn é incrivelmente maravilhosa.


Gornegrat

Gornegrat



Gornegrat
Gornegrat

Gornegrat

Descemos um trecho caminhando, até a estação Rotenboden e tomamos o trem de volta para Zermatt na estação mais próxima. Vale a pena descer a pé, foi uma caminhada tranquila. Veja no mapa abaixo o circuito do trem,



No dia seguinte  compramos os ingressos e fomos até a estação de teleférico Furi onde começa a subida ao Glacier Paradise. A estação fica no final da vila, existem os carrinhos elétricos que funcionam como taxi e fazem o transporte até lá. Nós fomos caminhando,  aproveitamos para conhecer a cidade.
Passamos o dia todo conhecendo as estações, de cada uma delas você pode apreciar o Matherhorn e ficar o tempo que quiser, só precisa ficar atento ao último horário do teleférico.
É a montanha mais fotografada do mundo, ela ilustra a caixa do chocolate Toblerone.

Glacier Paradise



Matterhorn Glacier Paradise





Matterhorn



  • Montreux

Dia 07 chegamos em Montreux. Ficamos hospedados  em La Rouvenaz Hotel, uma gracinha de hotel, tem um restaurante muito bom! A pizza Gran Prix é incrívelmente saborosa!
Montreux é muito charmosa. Queríamos logo conhecer o famoso Castelo de Chillon, retratado em um dos contos de Lord Byron, O Prisioneiro de Chilon. Pegamos um ônibus na avenida principal - Grand Rue -  em direção ao castelo. Pode-se ir de trem também. O pontilhado no mapa indica o trajeto turístico da cidade.

Mapa de Montreux


Montreux - Grand Rue - Estação e Rua do Hotel La Rouvenaz

Castelo de Chilon - Montreux

De lá pegamos o mesmo ônibus em sentido contrário e descemos próximo à estação e tomamos um trem para Vevey onde morou Charles Chaplin e onde fica a sede mundial da Nestlê. Veja  Dicas de Vevey.
Também uma gracinha, deu vontade de morar lá! Saindo da estação é so caminhar em direção ao lago e pronto, a orla é muito agradável. No mapa abaixo seguimos o pontilhado e visitamos a parte antiga, chamada de Vielle Ville.





Vevey - Monumento a Charles Chapin

Vevey - O grande garfo - Alimentariun, Museu do Alimento 

Orla de Vevey
La Vielle Ville - Vevey


Voltando para Montreux fomos caminhar na orla do lago e ver o pôr do sol.

Monumento a Fred Mercury
Lago Léman

Centro de Música e Convenções de Montreux
Jardin Du Palais - Montreux

Dia 8 foi o dia do passeio no trem de chocolate. Compramos antecipadamente pelo site Trem de Chocolate, é aconselhável pois o passeio é muito concorrido. Um trenzinho vintage que vai a Gruyere e a Broc, a primeira foi onde visitamos uam fábrica de queijo e a segunda onde conhecemos a fábrica da Nestlê. Honestamente falando, são passeios estilo turistão, não são ruins mas eu esperava mais. Percebi que dá para ir por conta própria também, é so pegar um  trem normal na estação. Este passeio sai ás 08:57 da estação de Montreux e volta no final do dia por volta das 17:30.

Tour Trem de Chocolate

Fábrica da Gruyere

Vila de Gruyere

Castelo de Gruyères

Lá em Gruyere tem um museu inteiro com centenas de pinturas e esculturas criadas por a Hans Ruedi Giger, artista suíço que ganhou o Oscar de efeitos visuais para a franquia "Alien". O museu está localizado na entrada do castelo de Gruyères. A visita é free para quem tem o Swiss Pass, mas é proibido fotografar.
Continuando o percusso do Trem de Chocolate, seguimos para Broc onde fica a Fábrica da Nestlê. Depois de visitar a fábrica e ouvir a história da empresa, fomos para a parte interessante: A degustação!! Hummm muito bom!!

 Fábrica de chocolate Cailler-Nestlé - Broc


Passeios que gostaria de ter feito está no folder abaixo. Veja mais em dicas de Montreux



  • Lausanne

Dia 09 fomos em direção a Lausanne. Nos hospedamos Château d'Ouchy, um castelo medieval reformado. Foi muito interessante nos hospedar neste hotel, a torre proncipal que foi conservada  dá um charme muito legal. O restaurante e o bar do hotel são simplesmente fantásticos. A localização também é muito boa, fica próximo da estação de metrô, às margens do lago e próximo do Museu Olímpico.


Mapa de Lausanne


Ouchy

Museu das Olimpíadas

Museu das Olimpíadas

Para a centro histórico, que fica na cidade alta, fomos de metrô, Observe no mapa acima que a linha pontilhada em azul é a linha do metrô e a estação inicial da cidade baixa fica bem próximo ao Castelo de Ouchy e logo na entrada da estação tem um ponto de informações turísticas onde recebemos um mapa e explicações de como chegar. Observe no mapa abaixo que a marcação em amarelo é a parte alta da cidade onde fica o centro histórico que vale muito a pena conhecer.

Mapa do Centro Histórico de Lausanne- parte alta


Lausanne - Centro Histórico
Lausanne - Centro Histórico
Adoramos a cidade, assim como toda cidade Suiça tem seu charme, e desta vez totalmente Francês.
Encontramos muitos ateliês e galerias de arte pela cidade. Verifique o que fazer em Dicas de Lausanne.
Ficaríamos mais um dia por lá, mas nossa viagem estava chegando ao fim e tínhamos que pegar o vôo em Genebra no dia 11.

  • Genebra

Dia 10 -  40 minutos  de trem e pronto, estávamos em Genéve!!  Ficamos encantados com a cidade, esperávamos encontrar uma cidade grande e complicada para conhecer em tão pouco tempo, mas muito pelo contrário, nos surpreendemos com a tranquilidade que sentimos ao chegar. Primeiro que escolhemos um hotel bem próximo à estação, desta vez porque teríamos que ir para o aeroporto bem cedinho, no primeiro trem do dia. Ficamos no Auteuil Manotel, indico para quem se encontrar na mesma sitação que a nossa. Gostei bastante das acomodações, mas não posso opinar muito pois foram apenas algumas horas de sono. Deixamos as malas e fomos caminhar. Descemos em direção ao lago e de lá conseguimos visitar a maioria dos pontos turísrticos pela redondeza. Dicas de Genebra.

Monumento Brunswick 
Palácio da Organização das Nações Unidas
Basílica de Notre Dame
Jet d'eau
Relógio das Flores

Pode-se fazer passeio de barco para várias cidades francesas do outro lado do lago. Escolhemos ir até Nyon de trem e de lá pegamos um barco para Yvoire na França, uma vilazinha medieval muito linda. São apenas 20 minutos de barco. Chegando na estação de trem em Nyon é só se informar onde fica o lago e seguir para o pier onde tem barco o dia todo.

Nyon - Suiça / Ivoyre - França

Ivoyre - França
Ivoyre

Yvoire -  Raclette no restaurante La Traboule

Yvoire

Foi um dia apenas, mas valeu muito a pena conhecer Genebra. Pretendemos voltar para aproveitar melhor a cidade.

Place Bourg du Four
Catedral de Genebra
Muro dos Reformadores


Museu Rath


Dia 11 pegamos o trem das 04:43 que leva 7 minutos para chegar ao aeroporto, de acordo com o calendário de outubro de 2014 quando lá estávamos. Verificávamos  os horários em http://www.sbb.ch/en/home.html ou no app no celular. Fica muito fácil planejar uma viagem com a certeza de que o transporte que você escolher estará lá na hora certa sem sombra de dúvida.
A Suiça é incrível, quem não foi ainda se programe para ir, vale muito a pena!

Abaixo uma tabela com alguns preços do que pagamos nesta viagem. Os passeios que não estão anotados abaixo estão inclusos nos Swiss Pass.

CHF
Swiss Pass Saver  - 2 pessoas
856
Zurique

Hotel  Arlette - 2 diárias
340
Taxa de turismo - 2 p x 2 dias
10
2 Sanduiches + coca 500 ml
20,2
1 água mineral 500ml
1,5
1 água mineral 750 ml
3,5
1 bola de sorvete
3,5
1 pizza + 1 sanduiche + 1 cerveja
28
1 cx sprunglli- 16 unidades
22
founde 2p- Swiss Chuchi Restaurante
34
Sprungli - cx com 16 unid.
22
Passeio de barco

1 taça champagne + 1 cerveja peq
16,9
3 chops larger
17
Baden

1/5 kg de uva  e 2 ameixas
4,4
1 quebab + 1 coca 500ml
10,9
lucerna

Hotel Stern Luzern - 1 diária
179
taxa de turismo- 2 p x 1 dia
6
Show Suiço + Almoço
61,5
Mercado- 4 sanduiches e 2 sucos
34,9
Monte Pilatus - 2 entradas- swiss pass
68
interlaken

Hotel Toscana - 3 diárias
420
taxa de turismo - 2 p x 3 dias
30
jantar Wine Art- Entrada + 2 massas com 1 vinho e água
124,5
Jungfrau - 2 entradas com swiss pass
265
2 almoços no Top of Europe
44,5
Mercado - Sanduiches + suco + vinho
33,9
água mineral
1,15
Schynige Platte

trem cênico - 2 ingressos
63
2 almoços ( salsicha com batata frita ) + 3 chops
59,5
Berna

Hotel Kreuz bern - 1 diaria
170
taxa de turismo
10,6
Mercado - sanduiches + sucos
13,8
Jantar - 2 Rosti + 2 chops
43,9
zermatt

Schlosshotel - 2 diárias
480
taxa da cidade- 2,50 pp por dia
10
ingresso Gornegrat - 2p com swiss pass
84
2 sanduiches  + 2 cocas
22
ingressos Glacier Paradise - 2p com swiss pass
99
Palácio de gelo - 2 p com swiss pass
16
lanches - 2 cafés  com 2 pães e 1 fatia torta
25
montreux

La Rouvenaz Hotel -2 diárias
396
taxa de turismo- 2 p x 2 dias
12
Mc Donalds- 1 Chiken Club + 1 Prime  - Fritas e coca
31,1
Pizza G + 1 vinho
60
Jantar - 2 massas + 1 vinho
87
trem de chocolate
118
lausane

Hotel Chateau D'Ouchy
280
taxa de turismo- 2 p x 1 dias
6,2
Olimpique Museum - 2 fones ( guia) em espanhol
10
Almoço Crêperie D'ouchy- 2 crepes + 1 coca
51,9
Jantar - Chateau D'ouchy- 2 pratos + 1 vinho + sobremesa
142,5
2 cafés + 1 sanduiche - Trem para Genéve
16,1
genebra

Auteuil Hotel
170
taxa de turismo
8
Almoço- Yvoire- Raclette + vinho- La Traboule
75,5
1 magno - picole
3,2
4366,65