Mongólia - Julho 2011

Inicialmente vamos deixar nosso depoimento aqui em relação a Mongólia. É um país muito grande, tudo é distante da principal cidade, Ulan Bataar, os passeios se tornam cansativos pois as estradas não são muito boas e o trânsito é caótico. Então para nós a dica é: Se não for na época do Naadan a única coisa na cidade que realmente é interessante é o Governement House, a sede do governo. Então em outra época a nossa sugestão é que escolha um passeio numa agência de turismo de confiança ( conhecemos um casal que desistiu do tour no primeiro dia) a nossa foi mediana, poderia ter sido melhor, o carro não era confortável e não tinha ar acondicionado, os acampamentos escolhidos eram agradáveis mas bem simples mesmo, felizmente tudo é muito limpo. Descobrimos que existem muitos acampamentos hotéis para diversos orçamentos. No final da página tem uma lista de links que conseguimos reunir como sugestões.
Como a paisagem na Mongólia varia de deserto para pradaria e vales e as atividades são montar em camelos e cavalos, conhecer áreas de desertificação ou o grande deserto de Gobi, e pernoitar nos Gers ou Yurts  as tradicionais cabanas nômades, então a sugestão é que combine com sua agência um tour para um único lugar que ofereça estas atividades, isto evita as longas viagens vendo a mesma coisa.

Dia 10-07
Depois de 33 horas, sendo 8h parados na fronteira Russia-Mongólia, no trem 362 que faz a linha Irkutsk-Ulan-Bataar, num vagão de 2a. Classe sem vagão restaurante, compartilhando a cabine com 2 companheiros inglêses, por sorte, bastante agradáveis, chegamos bem ao nosso destino às 6 da manhã.

Neste dia estava acontecendo a abertura oficial do Naadan que é uma comemoração da unificação da Grande Mongólia por Gengis Khan há 805 anos, e que é dividida em duas partes,  primeiro acontece o desfile militar com honrarias e discursos na praça principal, assim como é comemorado o nosso 7 de setembro. É uma festa muito bonita, vale a pena ir nesta época.

Almoçamos o típico churrasco Mongol que inclui carne de cavalo dentre outras, aprovado! Na Seoul Street tem dois deste restaurantes.
Veja mapa da cidade:
Mapa Ulan Bataar

Dia 11-07
Neste dia acontece na mesma praça a abertura oficial dos jogos, e logo em seguida o cortejo segue para o estádio onde ocorrem desfiles característicos dos mais variados grupos étnicos e espetáculos de dança e canto.

Após esta parte iniciam-se as competições de luta típica, arco e flecha, e corrida de cavalo, esta última acontece a cerca de 40km da cidade. Esta corrida é bastante diferente do que estamos acostumados, pois o percurso é de 35 km, participam cerca de 400 cavalos e os jóqueis tem entre 5 e 9 anos de idade correndo em pelo. Os cavalos são pequenos mas incrivelmente resistentes e velozes. E o que na realidade é possível  assistir são os últimos km para a chegada.
Corrida de Cavalos - Naadan
Ficaríamos hospedados na Idre Guest House, que por sinal não aconselhamos pois fizemos a reserva há 3 meses e o Sr.Idre simplesmente não havia reservado nosso quarto e nos encaminhou para um hotel próximo que por sorte era bonzinho mas ninguém falava inglês, foi meio complicado conseguir algo.
Participamos das atividades do Festival Naadan através da agência de turismo da Idre Guest House. Eles providenciam o ingresso, o transporte e alimentação ( café da manha e almoço).
Como havíamos contratado esta mesma agência para um tour de 5 dias pelo interior do país (pagamos 100 euros por dia pelo tour, 2 pessoas) depois de assistir a corrida de cavalo, seguimos direção ao Parque Nacional Hustai onde pudemos admirar as famosas pradarias mongolianas e tivemos a oportunidade de avistar cavalos selvagens que quase chegaram a extinção, existindo ainda hoje por volta de 300 apenas.
Cavalos selvagens da Mongólia
Em seguida tivemos nosso primeiro contato com uma família nômade. Fomos muito bem recebidos pela matriarca muito simples e simpática que nos convidou para conhecer seu Ger e provar os típicos produtos produzidos por eles mesmos derivados do leite como coalhada, iogurte, leite fermentado, creme do leite, e uma espécie de biscoito feito com coalhada desidratada que tem um sabor bastante azedo. Estes produtos são feitos com leite de vaca, égua, camela ou iaque, depende da região e da época do ano.
Parque Hustai

Pradarias
Dormimos no Ger para visitas, ao lado do Ger principal. No dia seguinte acordamos bem cedo e presenciamos desde a retirada do leite ate o preparo dos produtos.

dia 12-07
Após o café da manhã que é preparado pelo guia seguimos em direção ao Semi Gobi, que é uma área de desertificação na parte central do país visto que o grande e verdadeiro deserto de Gobi fica muito distante ao sul na fronteira com a China, e são necessários 7 dias somente para este tour.
Chegamos já no final do dia no acampamento Elsen Tasarkhai e após mais uma recepção com chá, leite, chá com leite e lei fermentado, o anfitrião preparou os camelos para passearmos pelas dunas onde pudemos apreciar um belo pôr-do-sol.
Acampamento Elsen Tasarkhai
Dia 13-07
Após o café seguimos para a antiga capital do Império Mongol, Kharakhorun, uma cidade pequena e simples cuja única atracão é um conjunto de templos que formam um monastério e que foram restaurador após terem sido destruídos pelo governo comunista.
Monastério - Erdene Zuu
Após visitarmos os templos fomos almoçar a margem de um rio em um belo vale, uma espécie de pique-nique que é muito comum no país.
A seguir fomos para um local que para nós foi o mais bonito, o parque nacional Khugnu Khaan Mountain, uma reserva natural formado por um vale, montanhas, pradarias, rio e uma área de desertificação.

Lá chegando fomos novamente recebidos por outra família em seu Ger e por tradição novamente nos foram oferecidos o leite e seus derivados. Após esta recepção fomos andar a cavalo pelo vale e mais uma vez apreciar o por do sol já as 8 da noite com uma maravilhosa lua cheia brilhando sobre as montanhas.
O cenário deste vale é sensacional!

Dia 14-07
Logo bem cedo seguimos em direção a Ulan Bataar onde almoçamos famosos pastéis Khuushuur e uns bolinhos chamados buuz, feitos com carne de bode. Deliciosos!
Seguimos então para a área onde foi construída uma gigantesca estátua com 40 m de altura, de Gengis Khan montado no seu cavalo sobre um pedestal de 10 m de altura onde existe um museu, um restaurante e a exposição de uma típica bota mongol com 6 m de altura.
Gengis Khan
De lá seguimos para o Parque Terelj, onde fomos novamente recebidos no Ger de uma família.
O Parque é muito bonito e por ser muito próximo à cidade, cerca de 40 km, foi transformado em espécie de colônia de ferias com dezenas de acampamentos, e como é período de férias escolares e feriado do Naadan, estava lotado. Ao final do dia voltamos para Ulan Bataar para nos prepararmos para a última etapa desta viagem: China.
Parque Terelj
Dia 15
Caminhamos pela cidade para conhecer algumas praças e templos. Almoçamos num restaurante Coreano/Mongol, uma mistura dos dois sabores, muito bom. Voltamos para o Hotel mais cedo para descansar para a viagem.
- Posted using BlogPress from my iPhone

Location:Ulan Bataar