Dicas e curiosidades na Rússia

Metrô
Tudo é bastante organizado e explicado, portanto ajuda bastante imprimir o mapa (na internet encontram-se vários) e marcar a estação de chegada, a próxima ao hotel, a de saída e traçar o roteiro para as visitas das estações, o que é imperdível principalmente em Moscou.
mapa metrô St. Petersburgo
mapa metrô Moscou
Nos mapas tem os nomes das estações e ruas em cirílico e romanizado.
O melhor dia para visitar as estações é  um domingo bem cedo pois após o meio dias algumas ficam bastante lotadas como de fosse dia útil.

Comunicação
É bastante interessante aprender, o alfabeto russo, o que não é difícil como pode parecer. É muito interessante saber ler as palavras essenciais, nome das ruas e principalmente ter a simpatia das pessoas ao pedir informações.
Nós aprendemos algumas que ajudou bastante. Abaixo escrevemos as pronúncias o mais próximo possível de se fazer entender, lembrando que a escrita mesmo romanizada é totalmente diferente do que esta aqui.
Eu não falo russo - i a ni gavariú pa rúski
Bom dia- dobraie últra
Boa tarde - Dobri díen
Boa noite- Dobri notchi
Obrigado - spassíba
Por favor, de nada - pajáusta
Desculpa- zvinítie
Olá- zdrastvúitie
como vai- cac dila
Bem, obrigado- rarachó, spassíba
Ate logo, adeus- da svidânia
Como êh seu nome- vache ímia
Meu nome êh- miniá zavút
Sim- da
Não- niet
E Cedo- râna
E Tarde- pósna
Amanha- závtra
Hoje- sievódnia
Hora- tchas
Água- vadá
Cerveja- piva
Vodka- vodka
Vinho- vinó
Os números:
Zero - noi
Um- adín
Dois- dvá
Três- tri
Dez- diesit
Quanto- skolka
a conta por favor - chiét pajáusta
Aa Direita- správa
Aa esquerda- sliéva
Em frente- priama

Palavras para aprender a falar, pois ouve-se bastante e também memorizar em escrita russa pois estão em todas as placas:
Saída - vuihad
Entrada- vhod
Não entre - niet vhoda
Chegada - pribitie
Partida- atpravlienie
Ônibus- avtobus
Avião- samaliot
Metrô- mietro
Estação de metro - stantsia
Trem-poizd
Estação de trem- vockal
Plataforma- platform
Vagão - vagon
Banheiro- tualiet
Masculino- mushcoi
Feminino- gemisk
Restaurante - riestauran
Aberto- atkrita
Fechado- zakrita
Hotel- atel
Cuidado - astarojna
Praça- plochad
Rua - ultisa
Avenida - prospect

Nas estações de trem
Ir na estação de saída do seu trem 1 dia antes para saber onde fica o painel eletrônico e os túneis de acesso às plataformas, pois as estações são muito grandes e movimentadas e absolutamente ninguém, nenhum funcionário fala inglês, o máximo que se consegue, mostrando a passagem, á algum gesto indicando por onde ir e muitas palavras em russo, eles falam como se entendêssemos tudo, não são muito bons em gesticular.
A primeira dificuldade á porque na mesma estação há trens suburbanos e trens de longas distâncias com painéis para cada qual. As vezes o painel de chegada e partida é o mesmo como em Ekaterinburgo por exemplo.
Após identificar o painel correto, deve-se ficar atento ao número do trem e horário da partida o que só é colocado cerca de 1 hora antes da partida do trem, e a plataforma de embarque por volta de meia hora antes.
Manter em mãos passagem e passaporte.
Os trens tem vagão restaurante mas se quiser pode levar lanche, bebida, etc. Nas paradas do trem pode descer para comprar algo, ficar atento pois o trem não demora. O banheiro é sempre trancado pouco antes de chegar nas estações e só é aberto depois que se afastam das paradas.
Ficar atento aos horários de partida pois todas as estações na Rússia seguem o horário de Moscou.

Hotel
Geralmente os recepcionistas falam inglês. O registro do passaporte nos hotéis só é necessário se for ficar mais de 7 dias na cidade.
Escrever o nome e endereço dos hotéis em Russo, usei o tradutor http://tradukka.com/. Caso precise pegar um táxi ou pedir uma informação facilita bastante.

O clima
Chegamos no final de junho em são Petersburg e a temperatura estava muito agradável, em torno dos 17 graus, com sol, chuvas passageiras ocorreram quase todos os dias.
Em Moscou a temperatura subiu, estava em torno dos 27 graus.
Em Ekaterinburgo estava muito quente, em torno de 30 graus.
Em Irkutsk já mudou bastante, clima agradável em torno de 20 graus na cidade, no Lago Baikal fez frio, algo em torno dos 11 graus e chuva é comum nesta região. É bom ter em mãos capa de chuva e roupa impermeável caso faça trekking.

Horários
St. Petersburgo e Moscou = +7 horas em relação ao Brasil
Ekaterinburgo = +2 horas em relação a Moscou
Irkutsk = +5 horas em relação a Moscou


- Posted using BlogPress from my iPhone
Location:Russia