São Petersburgo - Junho de 2011

Dia 20-06
Acabamos de chegar em St. Petersburgo no nosso hotel depois de mais de 24horas que saímos de Salvador. O fuso horário daqui=+7horas. Chegamos por volta das 23:40 e ainda estava tudo claro, nesta época podemos aproveitar as famosas noites brancas por aqui!
Pegamos o ônibus número 13 (50 Rublos= 1,40 euros) a esquerda da saída do desembarque no aeroporto e descemos na estação Moskovskaya de onde tomamos o metro para a estação Tecnological Institute 2 (linha azul) e em seguida tomamos outro metro para estação Vladimirskaya (linha vermelha), apenas mudamos de lado na estação que fica a 500 m do kristoff hotel!
Estação Moskoviskaya - Chegando em St. Petersburg
Dia 21
Saímos do hotel por volta do meio dia pois com as noites brancas não conseguimos dormir antes da meia noite, as ruas ficam bastante movimentadas, a maioria dos restaurantes fecham por volta da meia noite mas as lojas encerram o atendimento às 20h.
Tomamos o metrô em direção a Nevsky Prospect, a principal avenida da cidade que serve de referência para conhecer os pontos turísticos. Descemos na estação Gostoni Dvor onde também funciona um enorme centro comercial.

Estação Gostini Dvor
Com um mapa em mãos decidimos começar pelos monumentos próximos ao rio Neva ou seja, estando de costas para a estação seguimos para esquerda. No caminho até o Hermitage passamos pela catedral de Kazan que é belíaaima, com suas paredes circulares e colunas imponentes,  fica em frente a estação Nevsky Prospect, a House of Books e o canal Grioboedova, de onde partem passeios a toda hora para conhecer a cidade de outro ângulo, nós fizemos e vale muito a pena, pagamos 500 Rublos por pessoa (1 Euro = 39 Rublos) e dura quase 1 hora. Neste canal fica a Catedral do Sangue Derramado, simplesmente a mais encantadora da cidade!

catedral de Kazan
Passeio de barco pelos canais da cidade

Catedral do Sangue Derramado
Na frente da igreja tem uma feira de artesanatos onde compramos as famosas matrioskas, negociando da para conseguir um bom preço! Os vendedores nos explicaram que as primeiras tinham a pintura polida sem laca, que retratavam a família russa tradicional no seu dia a dia portando cada membro um objeto diferente.
Matrioskas
Da catedral existem dois caminhos para chegar a praça Dvortsovaya onde fica o museu Hermitage, voltando para a Nevsky Prospect ou seguindo para esquerda em direção ao rio Neva, nós fomos pela avenida para poder chegar pela Palace Square, onde fica o General Staff Biulding e a Alexander Column. Depois das fotografias externas resolvemos entrar no museu e nos deparamos com uma enorme fila, então decidimos ver outras coisas até que diminuísse a multidão.
General Staff e a Coluna de Alexandre
Winter Palace - Hermitage
A esquerda do museu está o monumento Admiralty com um jardim enorme e bem cuidado. Caminhamos em direção a St. Isacc Catedral que fica do lado oposto e mais a  frente ao monumento na mesma praça, tentamos subir na cúpula da catedral mas a fila também era quilométrica, apenas apreciamos sua imponente beleza. Voltamos para os jardins e fomos ate o monumento de Pedro e Catarina que fica em direção ao rio.

Observamos vários casais de noivos pelos jardins da cidade, acompanhados de amigos e familiares comemorando a união e aproveitando a beleza da cidade para fazer fotos de casamento. Neste dia havia uns 10 casais nesta região.
Seguimos pela orla do rio em direção ao Hermitage para tentar entrar, e como imaginávamos já não havia mais fila, era por volta das 16 horas, sabíamos que fecharia as 18 horas então após comprarmos os ingressos que custa 500 Ru por pessoa, fomos orientados a guardar casacos e mochila num guarda volume próximo a entrada e assim poderíamos começar o tour pelo grandioso museu. Com um mapa que  é gratuito, podemos escolher por onde começar de acordo com nosso gosto por arte e assim conseguimos conhecer grande parte quando exatamente as 18 horas as salas começam a ser fechadas.

Hall de entrada do Hermitage
Após este passeio cultural fomos caminhar pelos Jardins de Mikhailovsky que fica ao lado da Catedral do Sangue Derramado.
O dia é bastante comprido em St Petersburg visto que às 8h da noite temos a impressão de que ainda são 4h da tarde, então só nos resta fazer hora apreciando os enormes prédios, igrejas, museus e palácios espalhados pelas ruas e voltar para o hotel por volta das 11h da noite. A noite só escurece mesmo depois de 1 e meia da manhã e volta a ficar clara por volta das 4 h.
O bom é que podemos dormir até perto do meio dia quando recomeçamos a aventura no dia seguinte.

Dia 22
Fizemos o mesmo trajeto até a estação e fomos novamente em direção ao Hermitage. Logo atrás dele na avenida Dvortsovaya fica o local de venda do bilhete de hydrofil - barcos rápidos- para chegar ao complexo Petehoff da forma mais rápida, em 20 minutos. Os ingressos são comprados na hora e custa 800 Rublos por pessoa, ida e volta. O primeiro barco sai as 9:30 da manhã e o último retorna as 5:00 da tarde. O complexo de Petehoff é formado por um lindo bosque com várias fontes e o palácio com a incrível avenida das águas e suas inúmeras estátuas douradas. A entrada para o parque e fontes custa 400 Rublos por pessoa. A entrada no Palácio é paga a parte, porém, o que mais vale a pena é apreciar a avenida das águas e é sem dúvida o passeio mais bonito da cidade!
Petehoff
Voltamos as 4 e meia e fomos almoçar, escolhemos um restaurante dentre os inúmeros na Nevsky Prospect onde aproveitamos para experimentar o famoso caviar, desta vez provamos o vermelho que tem um sabor realmente maravilhoso!
Neste dia fomos para o hotel mais cedo descansamos e saímos para jantar num restaurante ucraniano próximo ao hotel. 

Dia 23
Escolhemos este dia para conhecer o forte de Pedro e Paulo, optamos por ir caminhando pela ponte Troitsky que fica em frente ao Palácio de Mármore e ao Mars Field, foi uma caminhada tranquila onde pudemos admirar a cidade tranquilamente.
Ponte Troitsky
Chegando ao forte observamos pessoas tomando sol nas margens do rio. A entrada no forte e grátis, a catedral é simplesmente linda! Para subir ao mirante pagamos 100 Rublos por pessoa, tem uma fantástica vista da cidade.
Saímos do forte pelo lado oposto ao da entrada e caminhamos ate a Vasilyevsky Island onde ficam as Colunas Rostrais e alguns museus alem da fantástica vista da cidade.
Colunas Rostrais
Ficamos horas observando as pessoas, as inúmeras noivas que circulam pelos pontos turísticos.

Pegamos o metro na estação Nevsky Prospect e fomos conhecer as mais belas estações de metro da cidade que para nós são: Finlândia Station que tem a praça Lenina com lindas fontes, a Moscou Station e a Vistebsk Station.
Finlândia Station
Terminamos o tour neste dia na estação Alexandra Neskogo onde fomos conhecer o Alexander Nevsky Garden e o Nicholas Cemetery onde estão as tumbas de vários artistas russos como Dostoievsky e Tchaikovsky.

Dia 24
Saímos mais cedo do hotel para aproveitar bastante nosso último dia aqui, caminhamos direto em direção ao canal Fontanka para apreciar as pontes e em seguida fomos novamente para a Nevsky Prospect para caminhar em sentido contrário, ou seja de costas para a estação Gostony Dvor seguimos para direita. Nesta direção tem muita coisa para ver a começar pela praça Ostrovskogo onde ficam o Alexandrinsky Theatre, o monumento de Catarina e a Biblioteca Nacional de São Petersburgo.
Praça Ostrovskogo 
Andamos mais um pouco e encontramos a Anchikov Most, uma ponte com lindas estátuas de cavalos sobre o canal Fontanka, além do Anchikov Palace e o Belozersky Palace.
Anchikov Most
Seguimos pelo canal em direção ao rio e passamos pelos jardins Mikhailovsky onde tem o castelo com o mesmo nome e mais a frente outro lindo jardim, o Mars Field, onde haviamos passado em frente no dia anterior. Um emorme jardim que era utilizado pelos militares soviéticos e hoje é um ótimo lugar para fazer piquenique caminhar e admirar os lindos jardins cheios de flores no verão. No centro tem o fogo eterno pelas vítimas da Revolução de 1917.
Mars Field
Terminamos na orla do rio onde fica o Palácio de Mármore e perto da Ponte Troisty que também da acesso ao forte de Pedro e Paulo como já foi mencionado anteriormente. Seguindo a dica do guia Lonely Planet, fomos comer algo num lugar chamado Russky Bliny, foi maravilhoso, comemos um bliny de caviar, um prato autenticamente russo, ao lado fomos conhecer o Olyushka que serve as tradicionais sopas russas, ambos os restaurantes são simples mas bem limpos e fomos atendidos por senhoras muito simpáticas!
E por falar em simpatia, em todos estes dias que estivemos em são Petersburgo fomos muito bem recebidos no hotel, as atendentes falam inglês, são muito atenciosas e nossa experiência com as pessoas nas ruas tem sido fantásticas, todos tem boa vontade para ajudar, óbvio que viemos devidamente preparados com as palavrinhas básicas na ponta da língua! Nada de aterrorizante, os russos se derretem com um simples "pajausta".

Dia 25
Acordamos as 5 da manhã com o sol já a pino! Como compramos as passagens de trem na Real Russia ganhamos como cortesia um transfer do hotel para a estação onde pegaríamos o trem bala para Moscou, o motorista, Sr. Sergey, chegou com pontualidade britânica!
A estação de trem Moskovsky Vokzal fica na mesma estação de metro Vostaniya que fica no final da avenida Nevsky Prospect  em direção contrária ao rio, é muito grande, bonita e movimentada!
Como fomos conhecer a estação 2 dias antes de partir não tivemos dificuldade em achar a plataforma de embarque, mesmo sem isso não seria difícil pois tudo e muito bem sinalizado em um painel eletrônico com número, horário e plataforma, contudo, tínhamos em mãos a tradução das passagens.
E assim começamos a segunda parte da aventura: Moscou!

- Posted using BlogPress from my iPh

Location:São Petersburg