Filipinas: El Nido - Cebu - Oslob - Apo Island - Siquijor - Boracay - Fevereiro de 2015

Desta vez nossa aventura foi com o casal de amigos portugueses Andréia  e Carlos Dias.
Foram 20 dias de muita aventura e divesão em algums lugares das 7.107 ilhas das Filipinas. 0s locais escolhidos foram: El Nido - Cebu - Oslob - Apo Island - Siquijor - Boracay.

Roteiro aéreo:
trecho 1
Salvador - Lisboa  TAP
Lisboa -  Dubai  - Bangkok - EMIRATES
Bangkok -  Manila - THAI AIRLINES

trecho 2
Manila - Puerto Princesa - CEBU AIRLINES

Viajar para as Filipinas requer uma exigência importante que é a obrigatoriedade de ter a passagem de volta já comprada. Eles querem saber quanto tempo o turista vai ficar no país. e ao saírmos por Manila, tivemos que pagar uma taxa de 750 pesos. Na verdade toda passagem de barco que é comprada sempre vai ser cobrada uma taxa de porto no embarque.

Dormimos uma noite em Manila pois nosso vôo chegou tarde da noite. Manila não tem muita coisa especial para se ver, é uma cidade grande e bem movimentada como todas as cidades da  Ásia. Se desejar aventurar-se veja o site o-que-fazer-em-manila
JEEPNEY - transporte típico em Manila

Dica n °1

Chegando no aeroporto de Manila procure este balcão na saída do aeroporto e prefira os serviços oferecido pelo Departamento de turismo. Para trocar dinheiro, antes de sair do aeroporto procure que encontrará local seguro.

No dia seguinte tomamos um vôo de Manila para Puerto Princesa pela Cebu Airlines onde tínhamos uma van reservada para nos levar a El Nido.

Vôo para Puerto Princesa- Aeroporto de Manila

Aeroporto de Puerto Princesa

Chegando ao aeroporto há muita oferta  de transporte para El Nido para quem não reservou com antecedência. Se for em um grupo melhor reservar pois nem sempre tem vários lugares sobrando na mesma van.
A cidade de Puerto Princesa também não tem nada de especial além do Underground River ( Rio subterrâneo) considerado em 2011 uma das 7 maravilhas da natureza www.new7wonders.com. Para quem não se intressar em ir como nós, o ideal é  apanhar um vôo de manhã cedo em Manila, para poder fazer o percurso de van até El Nido durante o dia. É uma viagem cansativa mesmo com as 3 ou 4 paradas que as vans fazem pelo caminho.

Dica n°2

Escolha a empresa de transporte com atenção pois a maioria das vans são pequenas e apertadas e tornam a viagem horrível e cansativa.  Se for possível reservar com antecedência aconselho que procure a empresa Lexus - Transportes para El Nido

Existem outras maneiras de chegar neste paraíso. Veja no link a seguir.
Como chegar em El Nido e Transporte para El Nido

EL NIDO

Finalmente El Nido depois de 6 horas numa van super apertadinha.
El Nido é um  pequeno vilarejo em um linda baía  ao norte de Puerto Princesa, capital da ilha de Palawan que está  ao sul de Manila. De El Nido  saem os passeios de barco para as pequenas ilhas com suas praias indescritíveis. A vila é pequena e ainda pouco desenvolvida, o comércio local é bem variado, tem  hotéis para todos os  bolsos, é aconselhavel reservar com antecedência se quiser um lugar legal  por um bom preço, existem alguns mais caros inclusive em ilhas particulares onde só é possível chegar de barco. Existem muitos restaurantes, bares e agências de turismo na vila. O transporte  de carro chega até um terminal rodoviário na entrada da cidade e para chegar ao centro somente de tricículo.

El Nido
A praia da baía de El Nido não tem nada de especial, muitos barcos ancorados e uma boa faixa de areia com alguns bares e hotéis de onde se tem uma bela vista do pôr do sol.

Praia da Baía de El Nido
Embarque para os passeios
Custos.
Van para El Nido 600 pesos pp
Tricílulo para centro da vila 50 pesos por tricículo.

Hospedagem -  Casa Cecília. Fica bem localizada. Tem uma padaria ao lado deste hotel que tem pães deliciosos, dá para incrementar o café da manhã. Veja no site Hotéis em El Nido. É importante reservar pois a cidade está sempre lotada de turista.

Empresas de turismo.
Todas as centenas de empresas vendem os mesmos passeios que são divididos em letras. A B C e D. Cada tour com um grupo de atrações. Optamos pelos passeios   A e C que nas nossas pesquisas eram os mais recomendados. Fizemos pela empresa Caera com o guia Jijoy, uma rapaz bastante atencioso que trabalha nesta empresa. Não reservamos nada com atecedêcia, apenas no dia que chegamos fomos à empresa numa das transversais da vila e reservamos para o dia seguinte pois eles precisam ter um número mínimo de turistas para preparar os ingredientes para o  almoço que é servido no barco.
Os preços variam muito pouco nas agências de turismo, negociando um pacote com 2 ou 3 dias dá para conseguir um desconto bom.
O ideal para quem tem tempo e dinheiro é alugar um barco para ir em horários diferentes das agências, as quais acabam lotando os locais e ficando as vezes impossível conseguir tirar um foto legal.

A noite de El Nido foi feita para relaxar pois o dia é longo e deve ser aproveitado ao máximo, então use a noite apenas para caminhar pelas ruelas vendo o tipo de vida dos nativos e escolher um dentre os vários restaurantes que existem por lá. Há para todos os gostos e de todos os tipos como pizzarias, sushis e os típicos filipinos com os maravilhosos e variados frutos do mar como o Squido's Restaurante onde experimentamos e recomendamos a Lula recheada e mexilhoes com curry e também Adobo de frango. A geometria de El Nido é simples, uma rua principal onde proliferam as lojas de comércio e de onde partem as ruas transversais onde se localizam as agências de turismo, bares, restaurantes e alguns hotéis.

Squido's Restaurant

Dicas para os passeios:
Como o embarque é feito na água mesmo, não existe um pier para isso, vai molhar tudo, portanto use sacolas impermeáveis para proteger suas coisas.
Leve água mineral extra.
Leve seus equipamentos de mergulho se não quiser usar os deles.
Não tem bebida alcoólica no passeio, leve a sua se desejar.
Se quiser leve um lanche extra, o almoço as vezes demora um pouco.
Se tiver ventando muito,  na volta faz um friozinho, leve algo impermeável ou uma toalha para se aquecer. No nosso caso fomos no mês de fevereiro, no dia ventava bastante e até nos molhamos com as ondas que batiam no barco.
Leve um calçado que possa andar em pedras. Muitas vezes precisamos andar sobre corais para chegar às lagoas. Crocs são aconselháveis.

Turismo em El Nido

Almoço a bordo
Cadlao Lagoon

Cadlao lagoon

Ficamos 3 dias inteiros em El Nido e no terceiro dia fizemos  um tour para a Praia Nacpan e Calitang que ficam a 20 km da cidade. Fomos de tricículo, a estrada é péssima e lá existem apenas  cabanas onde vendem bebidas, petiscos e almoço além de ser uma praia tranquila com mar dos 2 lados. Ótima opção para quem quer apenas relaxar pois não é propícia para mergulho e nem para nadar muito pois há um corrente forte na região, mas dá para aquele banho  refrescante e apreciar a areia branquinha contrastanto com o mar azul.

Ficamos até depois do almoço em Nacpan e de lá seguimos para a grande aventura - El Nido Zip Line - Tiroleza de 700 metros!!!! Pagamos 500 pesos por pessoa para 1 trecho, só ida, se quiser pode ir e voltar de tiroleza  (700 pesos) e tem a opção de ir deitado ou sentado. Preferimos ir voando e voltar caminhando e ver o pôr do sol na praia de las cabanas.
Zip line - El Nido

sobre El Nido
outras dicas de El Nido

CEBU

No 5° dia  retornamos a Pueto Princesa  para tomar o vôo para Cebu.
Em Cebu  visitamos o monumento  do guerreiro Lapu Lapu no local onde ele asassinou Fernando de Magalhães  o desbravador espanhol  que primeiro chegou às Filipinas.
Em seguida fomos no local onde está a cruz levada pelo mesmo para iniciar a evangelização  no país.

Cebu

No mesmo dia pegamos um ônibus  na rodoviária no terminal sul da Ilha de Cebu e seguimos para Oslob  numa viagem de 3h. A passagem  é vendida no próprio ônibus  que faz diversas viagens por dia parando onde for preciso. O cobrador recolhe os pagamentos e durante a viagem  pergunta onde vamos descer e cobra de acordo com o trecho percorrido. A passagem custou 150 pesos por pessoa.

OSLOB
Lagune Hotel Resort- Oslob

A dica é ficar atendo ao local  que o ônibus estaciona pois não tem nenhuma fila e se lotar só o proximo horário, então a solução é correr para a porta do ônibus e esperar sua vez de entrar.
Pedimos para o motorista parar próximo ao nosso hotel e por sorte estava localizado na própria rodovia, então descemos em frente do mesmo.

Este resort  fica bem próximo da vila  que tem poucos hotéis e restaurantes. Nos pareceu que o comum é fazer as refeições no próprio hotel que  se  hospeda pois o turista não costuma demorar muito por lá devido às poucas atrações. Havia uma pizzaria bem pequena próximo do mercado onde comemos uma pizza deliciosa, veja o menu abaixo.

O que fazer em Oslob.
Observação dos tubarões baleias e cachoeira Tumalog.
Fomos até a vila procurar uma agência de turismo para comprar o passeio, e não encontramos nada...Procuramos saber no hotel como fazer os passeios  e o próprio dono se prontificou  a nos levar  no carro dele e nos cobrou um valor bem legal. Acertamos tudo para o dia seguinte bem cedinho conforme ele nos orientou, chegar até no maximo 7 da manhã  no local de observação dos mamíferos pois toda manhã  os enormes e dóceis animais vão se alimentar de crio oferecido pelos biólogos, o que virou a principal atração  turística da cidade.
Lá no local de onde saem os barcos para a aventura somos convidados a assistir um vídeo sobre orientações de como se comportar na água,  como por exemplo não tocar nos animais e não usar portetor solar na água. Eles dão colete salva vidas e material de snorkeling incluso no preço que foi 1000 pesos pessoa.  Lá também  tem um restaurantezinho que serve café da manhã para os turistas que madrugam, como nós.
Os local onde os tubarões baleia são alimentados fica a 10 metros da praia,  rapidinho chega-se até eles e daí  a ordem é se jogar na água e apreciar com calma. O passeio dura 30 minutos. Apesar do fluxo de turista ser grande, é bem organizado.

Guia para mergulho com Tubarões baleia

Minha dica aqui é ficar hospedado neste hotel, http://www.aaronbeachresort.com/, ele fica próximo à operadora de mergulho, no local onde saem os barcos para a observação do tubarões baleia, na praia de Tranawan. Nós não ficamos lá, mas achamos o local bem legal.

Foi incrível apreciá-los de tão perto.

Whale Shark Watching - Oslob

Depois de estasiados e impressiomados com nossa própria coragem seguimos no passeio para a cachoeira Tumalog. O carro para numa guarita onde é feito o pagamento para entrar e daí a gente escolhe se quer ir andando ou de motocicleta com os guias locais. Fomos de motocicleta e foi emocionante.

Tumalog Falls

De volta ao hotel fomos aproveitar o restante do dia e descansar para no dia seguinte seguir viagem. Estava uma noite perfeita de lua cheia.( foto ).

A idéia era ir para a  ilha Siquijor  mas depois de ouvir de outros turistas sobre uma pequena ilha ao sul de Negros Oriental nos interessamos e fomos investigar como chegar lá.
Nos orientaram a tomar o ônibus até o porto na parte sul da ilha - Porto de Lilo-an  e fazer uma conexão  até o porto de Dumaguete  que é a capital da Ilha de Negros, de onde poderíamos ir para Siquijor ou a tal ilha chamada Apo Island. A dúvida era por causa da carência de hotéis na ilha. Em todo site que olhávamos não havia vagas. A viagem de Oslob para o porto de Lilo-an durou 30 minutos e custou 60 pesos por pessoas. Veja neste limk os  horários de barcos cebu-dumaguete.

Porto de Lilo-an - Cebu
Lilo-an Port- Cebu

Já no porto de Dumaguete decidimos ir para Apo mesmo e arriscar encontrar um local para dormir ou então conhecer a ilha e retornar  para Dumaguete no final do dia.
Seria uma aventura mesmo. Contratamos dois tricículo por 400 pesos cada,  que nos levou até Zamboaguita no porto de Malapatay de onde saem barcos fretados por 600 pesos por pessoa ida e volta + 400 pesos se  quiser marcar dia e hora com o barqueiro para a volta, ou então  300 pesos por pessoa só de ida, essa foi nossa opção pois não  sabíamos se tinha hotel.

Bangka - barcos típicos
Porto de Malapatay

APO ISLAND

Na década de 90 aconteceu a implantação do Parque Nacional Marinho de Apo Island, que incrementou o turismo de mergulho e Apo passou a receber turistas interessados em ecoturismo.
A população passou a ter uma renda melhor  e com a área preservada o turismo funciona bem, são fiscalizados por pesquisadores e ambientalistas. Lá existe um santuário que estava temporiamente interditado por causa do tufão  de 2014.

Projeto de reabilitação dos corais

mapa da Ilha

Na entrada da ilha tem um posto de controle onde cada turista paga 100 pesos e recebe as orientações e  eles até ajudam a achar  vaga num hotel.
Na ilha existem 3 hotéis  melhores e outros mais simples. La não há água  encanada, a água doce vem dos poços  e o banho é de cuia. A energia elétrica chega às 18:00 e por volta das 21:30 é desligada. No Liberty's Community Lodge  há energia o dia todo  para os hóspedes, eles devem ter gerador. Reserve com antecedência este hotel, ele fica bem localizado e tem uma vista  fantástica. A comida é muito boa!

Vista do Liberty's Community Lodge
Confesso que não foi fácil achar um local para a primeira noite, concordamos em enfrentar algumas dificuldades pois queríamos fazer o mergulho com as tartarugas.
Conseguimos uma casa, a Mary's House que é um hotel, mas que por estar lotado, a D. Maria, muito gentil, nos acomodou nesta casa anexa ao hotel com muito boa vontade por 1000 pesos a noite para as 4 pessoas.
Deixamos nossas malinhas e fomos andar pela ilha, e já nesta tarde conseguimos mergulhar com algumas tartarugas. Elas se alimetam bem em frente a ilha de apenas 700 habitantes com 12 hectares de terra.
Ao cair da noite, após um banho de cuia fomos caminhar na ilha a procura de informação sobre a ida de Apo para Siquijor, tínhamos ouvido falar que existia um barco que fazia este trajeto. Nos orientaram a ir ao Apo Island Beach Resort pois o barco saía de lá. Este Resort fica atrás de umas pedras e quem chega de barco na ilha não vê o hotel. Passamos por um corredor entre rochas e nos deparamos com o paraíso e lá ficamos até o dia que o tal barco chegaria trazendo turístas para um day tour na ilha e voltaria para Siquijor. A resposta do dia que o barco viria só saberíamos no dia seguinte mas neste mesmo dia conseguimos um quarto para passar a noite. Trocamos de hotel pois estávamos apavorados com  a idéia de dormir sem mosquiteiro na Mary's House. Era um quarto para os 4 na primeira noite e somente no dia seguinte mudaríamos para um chalé. Mas tinha mosquiteiro!!! Fizemos a mudança!
Apo Island Beach Resort. Perfeito. Com toda sua simplicidade conseguiu nos deixar estasiados com a tranquilidade do lugar e o atendimento foi excelente.

Apo Island Beach Resort

Agora a ordem era relaxar e esperar o barco que viria 2 dias depois. O que fazer naquele paraíso? Não estávamos preocupados, só queríamos sombra e água fresca.  Só saíamos do Resort para nadar com as tartarugas. Todas as refeições  foram feitas  lá mesmo. Ótima cozinha do hotel.

No hotel nos ofereceram um passeio de barco em torno da ilha  parando  nos melhores pontos de mergulho. Pagamos 1200 pesos pelo barco por este tour. Só não foi mais que perfeito porque o santuário estava interditado e estava ventando bastante mas achamos uma parada espetacular onde ficamos mergulhando por horas...
Tour volta na ilha Apo

Apo Island

Apo Island - mergulho com tartarugas

Apo Island Beach Resort

Entrada do Apo Island Beach Resort

Pôr do sol em Apo island

A logística da volta foi uma surpresa para nós que descobrimos tudo isso lá. Senão teríamos  que voltar para Zamboaguita pagando 300 pesos por pessoa + 400 pesos do tricículo ate Dumaguete   e depois o barco para Siquijor  e o tempo gasto bem maior que as 2;30 h de barco direto com parada para mergulho e pagando 600 pesos por pessoa. E a boa notícia é que era uma barco grande e com motor!!

Apo Island

SIQUIJOR

Chegando  em Siquijor no Coco Grove Beach Resort, por sinal fantástico,  mas como não havia vaga decidimos nos aventurar  com um simpático motorista que nos abordou na saída do resort nos oferecendo transporte para procurar hotel, o que foi nossa sorte pois um rapaz muito preparado que acabou sendo nosso guia turistico pelos 2 dias que ficamos  na ilha. O nome dele é Ditoy e desde já indico para quem for a Siquijor ligar para este rapaz para conhecer a ilha detalhadamente e sem pressa,  seu telefone celular é  09166419228.
O hotel encontrado foi White Villas Resort. Muito bom, recém inaugurado, comida boa e como em todas as ilhas Filipinas,  pessoas super agradáveis. Além de uma praia bem tranquila em frente. um detalhe é que as praias de Siquijor não são muito propícias para banho com exceção da praia em frente a Coco Grove Resort.

Siquijor - White Villas Resort

Combinamos com nosso motorista guia para o dia seguinte fazer um tour em volta da ilha de tricículo.
mapa da Ilha Siquijor

Posto de gasolina - Siquijor

Ele nos pegou as 8:30 da manha e lá fomos nos. Os tour são os seguintes.
Fish Spa e Balete tree - Cachoeira Cambugahay - Guiwanon Spring Park - St Isidore de Labrador Church - Maria City - Siquijor City - Salagdoon beach - Árvore Molave que deram origem ao nome Siquijor que significa Ilha do fogo, por causa da luz dos vagalumes que circulam estas árvores.

Belete Tree

Siquijor City

Salagdoon beach

Árvores Molave - típicas dos  manguezais da região

A noite o guia Ditoy nos levou para o restaurante do  U story Guesthouse para jantar romântico pois lá na Ásia se comemora em fevereiro o mês dos namorados. O restsurante é aberto ao público  e o jantar foi simplesmente fantástico. Ficamos tão encantados  com o lugar  que no dia seguinte  passamos uma manhã lá, um day use ,  pagando 300 pesos pp de consumação.

U Story Guesthouse

O barco para Bohol sairia  13:50 da tarde do dia seguinte - veja horários abaixo. Ditoy nosso fiel guia  calculou tudo  certinho,  curtimos até as 11h  no U Story Guesthouse  e depois voltamos ao nosso hotel tomamos banho, pegamos as malas e fomos para o porto one deveríamos estar com 30 minutos de antecedência. A dica aqui é reservar este hotel com antecedência pois vale muito a pena a hospedagem no lugar, a outra opção é o Coco Groove Resort.

Porto de Siquijor
Informações sobre a viagem.

De Siquijor  o barco vai para Dumaguete  e em seguida para Tagbilaran, capital da Ilha de Bohol, a viagem dura em torno de 4 hs e custou  210 pesos o primeiro trecho e 700 pesos o segundo, compramos tudo em Siquijor mesmo. A empresa é a Ocean Jet.

Na chegada no porto de Tagbilaran  queriamos já garantir  a volta  para Cebu, mas o guiche tinha acabado de fechar e a atendente somente nos garantiu que poderíamos comprar no dia da viagem sem risco de não encontrar . Nosso receio era porque  tínhamos  um vôo de Cebu para Calipo 2 dias depois e queríamos garantir a passagem de barco. Descobrimos que várias empresas fazem o transporte em diversos horários. Então nos sentimos mais seguros.

Tagbilaran é a porta de entrada para Bohol.  No porto havia muita oferta de transporte mas preferimos desta vez ir de taxi ao invés de nos aventurarmos nos tricículos pois a distância do porto  até Alona beach, que era nosso destino, era de cerca de 40 min e já estava anoitecendo.
O hotel escolhido foi o Aquática Beach Resort, bem localizado, quartos com ar condicionado, os banheiros deixaram a desejar, e o caafé da manhã não está incluso, conseguimos reservar 1 dia antes então não tinhamos muita opção  dentro do nosso orçamento.
Nos acomodamos e fomos caminhar pela vila. Muito legal, bastante gente e muita opção em hotéis, restaurantes e agências de mergulho. A praia tem uma faixa de areia bem estreita e na água ficam centenas de barcos ancorados. O que não é legal e chega a incomodar é a grande quantidade de locais vendendo alguma coisa...

BOHOL - ALONA BEACH e DUMALUAN BEACH
Alona Beach
No barco para Bohol encontramos um chileno que estava seguindo para Cebu e que esteve em Bohol há uns dias e nos deu a seguinte dica:
Sobre o passeio das montanhas de chocolate e os macaquinho era algo bastante turistão  e para não perder o nosso precioso tempo de 2 noites eles nos sugeriu  curtir Alona a noite com seus diversos bares e restaurantes e passar o dia em Dumaluan, uma praia vizinha  que durante a semana fica deserta.
No dia seguinte tomamos um tricículo e fomos para Dumaluan. O motorista do tricículo  que nos levou sugeriu  marcarmos um horário para voltar mas achamos que não seria preciso...porém  na volta foi complicado  achar um transporte.  Tivemos que caminhar  até a rodovia principal  e aguardar passar um tricículo disponível. Mas o dia foi maravilhoso e estávamos tão bem que não foi porblema espsrar um pouco. Ao chegar em Dumaluan caminhamos para o lado esquerdo primeiro para depois ir para o resort. Descobrimos que tem vários Resorts a beira do mar, quem queira ficar hospedado lá só tem o inconveniente de a noite não ter como sair andando pela vila como em Alona.

A dica principal é chegar na praia seguir para  a direita até o Dumaluan Beach Resort e passsar o dia usufruindo da estrutura  de bares e restaurantes... menos piscinas que são exclusivas dos hóspedes, mas o mar supera qualquer piscina.
Adicionar legenda
Dumaluan beach

Dumaluan
Dumaluan Beach Resort

Curtimos a noite num dos diversos  resraurantes de Alona Beach. Muita oferta de frutos do mar como em toda as Filipinas.

No dia seguinte partimos  para o porto  e de lá tomamos o barco para Cebu conforme programado e em seguida seguimos no vôo para Calipo  de onde iriamos  para Boracay. O vôo durou  em torno de 2 hs pela Cebu Airlines. Existe vôo para Caticlan também que é o aeroporto mais próximo de Boracay, as companhias que fazem vôos para lá são Philippine Airlines e Cebu Pacific.

Chegando no aeroporto de Calipo  nos deparamos com várias empresas  que fazem o trasnsporte de van para Caticlan por 250 pesos pp com a travessia Caticlan-Boracay inclusa,  mais taxas portuárias que custaram 150 pesos pp. A viagem dura 1h30 até o porto de Caticlan.
A travessia de Caticlan para Boracay foi uma aventura, o atracamento dos barcos no pier ainda é muito improvisado, os barcos tem salva vidas mas são bem simples e tinha bastante gente para fazer a travessia. Dura 15 minutos e tem barco até ás 10 da noite.

BORACAY

No porto do boracay tem que pegar um tricículo para chegar no hotel escolhido. Demos muita sorte na nossa escolha,  Boracay Plaza Beach Resort , no setor 1 da ilha.  O hotel realmente é super bem localizado e o custo benefício vale muito a pena. Tudo funciona, é só seguir o fluxo pois todo mundo vai fazer a mesma coisa.

Assim funciona Boracay.
Estação 1 -  O mais tranquilo  indicado para quem pretende descansar sem muito barulho a noite, e onde ficam os melhores hotéis e resorts.
Estação 2 -  O da agitação  total. Muitos bares e restaurantes com diversas atrações noturnas principalmente Fire Dance,  até as 2 da manhã. Existem muitos hotéis nesta área também.
Estação 3 -  Local dos esportes aquáticos, além de  ter hotéis restaurantes e bares também.

A ilha é pequena, tem apenas 7,2 quilômetros de comprimento x 2 quilometros de largura . As praias mais famosas são Puka Beach com águas cristalinas e muitas conchinhas brancas, White Beach que fica no centro da ilha,  Bulabong beach onde a prática de esportes aquáticos é grande, Diniwid Beach e Balinghai Beach as mais calmas de todas. Casas de massagem são muito comuns nas Filipinas, na beira mar tem muitas.
Se quiser fazer compras vá a estação 2, no mall, onde tem todo tipo de comida também. Se quiser contratar agências de turismo, este será seu menor problema, os locais oferecem o tempo todo pela beira mar, mas não deixe de ir na estação 2 e contratar diretamente com a agência pois os intermediadores acabam faturando muito do turista desavisado.
Otras atrações:
Golfe em Boracay
Zip Line no Monte Luho.

A noite Boracay é só diversão, os locais fazem verdadeiras obras de arte na areia,  restaurantes e bares  ficam abertos até de madrugada.  Durante o dia  a ordem é fazer stand up paddle, jet sky, snorkeling, canoagem, windsurf, mergulho e andar de banana boat e o imperdível passeio de barco à vela  para dar a volta na  ilha. Nossas refeições eram feitas na estação 2 ou no hotel.

Boracay -station 1

Boracay

O que fizemos em Boracay
Na noite que chegamos fomos comemorar os 9 anos de casamento dos nossos amigos que fizeram parte desta aventura.

Dia 1
Reconhecimento da área. Caminhamos  do nosso hotel que ficava bem em frente a Willy's Rock, uma rocha vulcânica que quando a maré fica baixa vira um ilha, em seguida fomos em direção a Balinghai beach a última praia possível  de chegar caminhando. Depois caminhamos em direcão ao setor 3. Almoçamos no hotel  e ficamos apenas apreciando a praia  e aguardando  o pôr do sol.

Estação 1 - Boracay

Estação 1 - Boracay - Willy1s Rock

Por do sol em Boracay - Station 1

Dia 2
Fomos  de tricículo até Puka Beach. Passamos uma manhã e a tarde fomos conhecer bulabong beach o paraíso do kite e Wind surf. Voltamos para nosso hotel que era o melhor lugar para relaxar num quase final  de viagem e apreciar  mais um belo pôr do sol.
Era valentines day e os restaurants estavam bastante enfeitados e com ofertas diversas de jantar romântico. Nossa escolha  foi o Restaurante Jony's Beach Resort onde provamos o típico leitão filipino, uma delícia.

Bulabong beach

White Beach

A ilha toda estava muito romântica, hoteis e restaurantes sempre tinham algo lembrando o mês dos namorados.

Boracay - Velentine's Day

Escukturas de areia - Boracay

Dia 3
Tour de barco a vela por 3 horas em volta da ilha. A primeira parada em crocodile island que tem este nome por causa do formato que lembra o animal mas não foi possível pois o mar estava  bastante batido, seguimos então até puka beach onde fizemos uma parada para um lanche e em seguida um outra parada para snorkeling.

Puka beach

Dia 4
Dia de aventura radical. Voar de parasaling foi muito tranquilo e recomendado por nós. Funciona assim. Uma lancha  levam a gente até  uma balsa de onde saem os barcos que fazem o parasailing. O vôo pode ser único ou duplo e dura 15 minutos. Custou 4500 para nós 4. Todas as agências de turismo fazem o passeio.
Voltamos  para o hotel e fomos  curtir  nossao fim de viagem  relaxando e curtindo nosso último pôr do sol  nas Filipinas.

Parasailing Boracay

#aventurasdemariaeotavio

Pôr do sol,- Boracay

Pôr do Sol - Boracay

BANGCOC

Na volta para casa fizemos uma paradinha em Bangkok  para matar a saudade dos tailândeses que nos deixou muito encantados em outra viagem. O tempo foi curto, apenas 1 dia inteiro,desta vez nada de templos, ficamos hospedados no Baiyoque Sky Hotel, a sensação foi estar no topo do mundo! Tem bastante atarção para fazer por lá, tem restaurente, vista giratória e outras coisas interessantes. Vale a pena!